DICAS PARA APROVEITAR O VERÃO COM MAIS SAÚDE

 

      Para aproveitar de forma saudável a estação mais esperada do ano, é preciso observar alguns cuidados com a alimentação, saúde e a hidratação do nosso corpo.

 

       Confira algumas dicas para incorporar na alimentação do seu dia-a-dia e de toda a sua família:

   

     1 - Beba água! 

     Durante o verão é necessário ter um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Por isso, devemos aumentar a ingestão de líquidos para mantermos o corpo sempre hidratado. Não há como viver sem a água, ela representa em torno de 80% do peso total do nosso corpo, e funções vitais dos órgãos dependem dela para realizar-se plenamente.

     Para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar, em média, dois litros de água todos os dias. Ao longo de 24 horas, perdemos aproximadamente dois litros de água por meio da transpiração, urina, respiração e outras atividades que mantêm as funções vitais. O nosso corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água.      É essencial que a sua reposição seja diária para manter a saúde e as funções básicas do organismo. Em medidas caseiras, essa quantidade representa oito copos.

      Não devemos esperar ter sede para beber água, a sede é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água, ela aparece quando a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado e provavelmente você já estará desidratado. Por isso, não espere a sede chegar e o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva, reabasteça seu organismo com frequência.

   Os indivíduos desidratados apresentam menor volume de sangue que o normal, o que acaba atrapalhando o funcionamento do coração. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga e, se for muito prolongada, levar à morte.

     Uma dica é: tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos, pois a reposição de líquidos deve ser frequente e independente da sensação de sede. Além disso, se dois litros de água lhe parecem demais, saiba que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos diluídos, água de coco, frutas, chás e sopas.

     Algumas frutas são ótimas fontes para hidratar nosso corpo, como a melancia, que em uma fatia fornece 94% de água e só 31 calorias. Ela também tem proteínas, vitaminas A, B e C, fósforo, cálcio e ferro. Além de comer as frutas, os sucos também são ótimas opções, pois hidratam, refrescam e diminuem a sensação de calor nas altas temperaturas do verão.

      A água de coco também é indicada para hidratar e repor os sais minerais perdidos com o suor. Outras vantagens são o baixo índice de calorias muitos nutrientes, pouca gordura e um poderoso hidratante.

     

      2 - Frutas, frutas e mais frutas:

    Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras, elas são ricas em  vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e  minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo, e as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.

     

      3 - Reduza o consumo de sal:

    Tire o saleiro da mesa, o sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos, um dica é usar ervas frescas para realçar o sabor. 

       

     4 – Evite o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, de preferência aos alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.

       

      5 - Fracione calorias e nutrientes:

      Faça pelo menos 5 refeições ao dia, café da manhã, almoço, jantar e os lanches, não pule as refeições, para lanche e sobremesa prefira as frutas.

     

     6 - Aprecie sua refeição e coma devagar, faça de sua refeição um ponto de encontro com a família, não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas, reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer.

 

     7 - Muito cuidado em manter os alimentos perecíveis sob refrigeração, em especial aqueles feitos com ovos, carne, leite e laticínios. A alta temperatura favorece a proliferação de microrganismos e a produção de toxinas que afetam a saúde, podendo causar intoxicação alimentar. Mantendo os alimentos bem refrigerados você estará promovendo uma melhor conservação dos alimentos.

       Saber o que comer no verão quando se está na praia também é importante, para a alimentação na beira-mar, prefira levar lanches prontos de casa, pois a maioria das opções possuem alto teor calórico. Preparar os lanches em casa permite uma alimentação mais controlada e saudável até mesmo na beira da praia, sem falar que nosso bolso também agradece, pois os valores são bem altos no litoral, principalmente nas altas temporadas.

 

     8 – É muito importante estar atentos para as condições higiênicas dos locais aonde for comer, devemos escolher locais onde a limpeza e higiene sejam visíveis, todo cuidado é pouco.

 

      9 – Cuidado especial com as crianças:

      Nos dias de mais calor, é conveniente oferecer aos pequenos alimentos leves de fácil digestão, as frituras devem ser evitadas, de preferência ao consumo de alimentos cozidos, refogados ou assados. Por estarem no período de férias brincam ao ar livre e exercitam-se mais em consequência perdem mais líquidos, por isso devemos ter muito cuidado com a hidratação dos pequenos, é recomendado que as crianças bebam até 4 copos de água por dia.