Nutrição Esportiva

 

 

 

O equilíbrio energético é o determinante fundamental para a otimização do desempenho, modificação da composição corporal, ganho de massa muscular e perda de gordura visceral, pois trata-se da relação entre a energia adquirida por meio da alimentação e a energia gasta através da prática de exercícios bem como da realização de atividades da vida diária.

 

Desta forma, a ingestão de macro e micronutrientes deve ser equilibrada, em quantidade e qualidade, seguindo as recomendações nutricionais para indivíduos fisicamente ativos.

 

Assim, a orientação nutricional torna-se fundamental, pois proporcionará aos indivíduos fisicamente ativos a alimentação adequada para um melhor rendimento do organismo promovendo, sobretudo, a saúde dessas pessoas.

A prática do exercício físico ocasiona um aumento do gasto energético e das necessidades calóricas, podendo-se dizer que o melhor desempenho irá depender da alimentação, visto que uma dieta balanceada, adequada em quantidade e qualidade, de acordo com as recomendações dadas ao paciente individualmente, é importante para a formação, reparação e reconstituição dos tecidos, mantendo sua estrutura e suas funções, possibilitando assim a potencialização dos resultados nos exercícios.

Além de uma alimentação adequada, treino regular, exames bioquímicos normais e uma ótima hidratação, um dos principais pilares para o ganho de massa é o sono adequado. O ideal é que tenhamos um sono profundo e de qualidade, que proporcione o descanso ideal para o seu dia.

Poucas horas de sono alteram os níveis de cortisol, que é um hormônio catabólico, ou seja, acelera a perda de massa muscular. 

Para melhorar a qualidade do seu sono você poderá fazer uso de chás relaxantes antes de deitar como mulungu, camomila, melissa ou maracujá.

 

Evite estimulantes do organismo como café e pré- treinos em geral após 18h.

Evite ingerir bebidas alcoólicas.

Na consulta também será avaliado quais suplementos alimentares são necessários de acordo com a carga de atividade física, a modalidade esportiva e  os objetivos estabelecidos.

"Uma alimentação equilibrada é uma das principais formas de mantermos nossa SAÚDE"