Entenda como funciona a consulta

 

 

          A primeira consulta é o ponto de partida para conhecer melhor sua história e seus hábitos através de uma anamnese detalhada e leva em torno de 60 minutos. Além de aspectos gerais de saúde, são investigados detalhes da rotina como atividade física, quantidade e qualidade do que é consumido, preferências e aversões alimentares, local onde se faz as refeições, etc..

         É muito importante que o paciente traga já na sua primeira consulta exames realizados nos últimos 6 meses.
Nesta primeira consulta serão dadas orientações sobre como melhorar o estado nutricional ou corrigir hábitos prejudiciais que podem influenciar em algumas doenças como: obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, constipação, entre outras. Para facilitar as suas escolhas alimentares, serão dadas dicas culinárias e receitas práticas com diferentes formas de preparo para ter mais variedade na alimentação e fugir da monotonia.       


         A consulta é didática com foco na reeducação alimentar para que, com o tempo, você aprenda a escolher os alimentos de forma prazerosa e saudável sem precisar da ajuda de um profissional. O resultado almejado será alcançado de forma saudável, através da orientação individualizada que respeite as preferências, costumes e estilo de vida. A primeira consulta tem duração de cerca de 60min, o 2º encontro será marcado 7 dias após, para entrega do plano alimentar.

         As consultas de acompanhamento (mensais) serão cobradas individualmente e são importantes para a apresentação dos resultados obtidos, esclarecimento de dúvidas e verificação de necessidade de nova prescrição dietoterápica. Estas consultas tem duração de 60min.

         A cada consulta, você também ganha assessoria nutricional via email. Viu algo na TV que gostaria de saber mais? Descobriu um alimento novo e gostaria de saber como incluí-lo em seu plano alimentar? Estarei tirando estas dúvidas on line até nosso próximo encontro.

          Abaixo segue as etapas que fazem parte da consulta:

Avaliação de hábitos alimentares

Avaliação clinica

Objetivo desta etapa é conhecer melhor sua história e seus hábitos através de uma anamnese detalhada, além de aspectos gerais de saúde, são investigados detalhes da rotina como atividade física, quantidade e qualidade do que é consumido, preferências e aversões alimentares, local onde se faz as refeições, etc..

Nesta fase da consulta aplico um questionário com o objetivo de avaliar o histórico de doenças do paciente e de seus familiares, analiso também os exames laboratoriais e o uso de medicamentos.

Avaliação antropométrica

Por meio da verificação do peso e da estatura, calcularemos seu índice de massa corporal, esta avaliação é complementada com a medição das principais circunferências corporais (circunferências do braço, do quadril, da cintura e do abdômen) e com a verificação do percentual de gordura corporal;

Metas e objetivos

Conhecemos juntos o resultado da sua avaliação, seu peso ideal e sua composição corporal após elaboramos juntos suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional;

Gasto energético diário

Preciso conhecer como é a sua rotina, quais são suas atividades do dia a dia, qual é sua atividade fisíca. A partir desta averiguação calculo o metabolismo basal e o seu gasto energético diário.

Reeducação alimentar

 Discutiremos os principais aspectos da sua alimentação, a Reeducação Alimentar será iniciada e continuará durante todo o acompanhamento. Ela consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares;

Plano alimentar personalizado

Vou elaborar seu plano alimentar de acordo com seus ojetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica. Todos os planos são individualizados, variados e flexíveis. Assim, você terá uma alimentação saudável, sem precisar abrir mão de seus alimentos preferidos.

Desmarque sua consulta quando não puder comparecer

Quando você não avisa sobre sua falta, outra pessoa deixa de ser atendida.
* As faltas não comunicadas dificultam  o agendamento de quem precisa de uma consulta, mas não encontra horário disponível.

Caso haja algum imprevisto, desmarque sua consulta o quanto antes, se possível, COM 48 HORAS DE ANTECEDENCIA. Assim, posso disponibilizar o horário vago para que outra pessoa possa cuidar da saúde.

Agradeço a sua colaboração

.